sábado, 9 de fevereiro de 2013

Sobre Futebol Brasileiro e Neymar

Ah, como eu gosto de futebol!

Adoro o Campeonato Inglês, o Alemão e o Italiano - para mim, os campeonatos mais interessantes do mundo. Quanto ao Brasileirão, eu tenho um problema, problema este que é a falta de organização tática e dinamismo nos clubes nacionais ou como diriam os comentaristas da ESPN, 'falta o futebol moderno'.

E por falar em comentaristas da ESPN, o Antero Greco - par inseparável do Paulo Soares (o 'Amigão') no Sportcenter - entrou na grande discussão sobre a permanência ou não de Neymar no futebol brasileiro. Ele afirma que essa de o jogador ir para a Europa se afirmar é pura balela; que isso é um retorno ao 'complexo de vira-latas'; e que a saída para esse debate é o investimento dos clubes em melhorias de sua infra-estrutura e, para os técnicos, maior preocupação em sua formação.

E agora entrando nesse debate sobre o Neymar, o meu parecer é o seguinte: sim, ele precisa sair do Brasil o mais rápido possível. Digo isso, porque o Neymar vinão sabe jogar contra marcações mais firmes, porém dá show em jogos contra times pequenos com defesas pouco organizadas. O exemplo mais claro disso foram os últimos jogos do camisa 11 do Santos. O primeiro a ser destaque, é a partida entre o Alvinegro Santista e o Botafogo-SP. Nesse jogo, Neymar barbarizou, fazendo jogadas incríveis, fantásticas e que deixariam Messi e Cristiano Ronaldo invejosos quanto sua habilidade. A partir daí, começaram a glorificar o garoto dizendo que ele chegará próximo de Garrincha, entre outras hipérboless produtos da empolgação. Passaram-se alguns dias e chegou o momento de a Seleção Brasileira enfrentar a Inglaterra, em amistoso.Nesse momento, os ingleses estavam ansiosos para ver as traquinagens de Neymar e.........Nada. Neymar se apequenou no jogo e foi presa fácil para, os apenas regulares, zagueiros ingleses. E no fim do amistoso, digo até que me frustrei com o futebol mostrado por nosso - assim dito pela mídia - jogador mais habilidoso.

Muitos defensores do garoto dizem que isso aconteceu porque o futebol nacional está em início de temporada e por isso, os jogadores ainda estão um pouco 'frios', enquanto os ingleses estão em pleno auge da forma, com o seu campeonato apenas na metade. Eu poderia até 'engolir' esse argumento se não fosse o seguinte: não é a primeira vez que Neymar se apequena frente a uma boa equipe com uma boa defesa. O caso mais notória foi a derrota do Santos por 4 a 0 para o Barcelona na final do Mundial de Clubes de 2011. Nesse jogo não houve Neymar. Houve Xavi, Iniesta, Messi, Fàbregas, Busquets, Thiago, Dani Alves, Puyol, Piqué e até Abidal. Logicamente não houve Valdés, por esse não ter sido em nenhum momento exigido.

E tudo isso me faz questionar a filosofia de futebol no Brasil nos dias de hoje. Aqui, pouquíssima gente se importa com esquemas táticos e movimentação de jogadores. Aqui o povo aprendeu que para se vencer uma partida, seria necessário apenas a habilidade de um jogador, que venceria todas a linhas de marcação para fazer um gol. Pois bem, essa não é a realidade de hoje, porque o virtuosismo individual foi trocado pelo jogo coletivo. O futebol tem 11 peças, então logicamente, essas peças tem de ser úteis ao máximo. E esse pensamento tem vigorado na maioria dos times europeus. No Brasil, são raros os times que fazem isso. Porém o Cortinthians, que graças ao técnico Tite, adotou essa filosofia, alcançou grandes conquistas no ano passado (a Libertadores - a maior obsessão corinthiana-  e o Mundial de Clubes) e tem tudo para repetir os feitos.

Material de estudo não falta para os técnicos brasileiros. Parafraseando um ex-presidente, 'nunca na história desse país' tinhamos tanto acesso a informação, a ligas internacionais e a funcionamento tático de times de todo o mundo. A ESPN, a Fox Sports, dentre outros canais a cabo, são fontes mais do que suficiente para os técnicos aprenderem e aplicarem o 'novo futebol' que tem se mostrado bem sucedido e gostoso de se ver nas principais ligas.

Ainda assim, caro leitor, não estou dizendo que o nosso futebol é um completo fracasso. Mesmo com a estratégia de apoiar a vitória na habilidade de alguns membros do time, temos a Seleção que mais venceu Copas e o maior número de jogadores historicamente célebres a nível internacional. Porém, se não nos adaptarmos ao futebol de hoje, continuaremos a perder para ingleses, franceses... enfim, para qualquer força hegemônica do futebol. Fazendo que mais tarde, percamos nosso posto de 'País do Futebol' para a primeira nação a superar nossas glórias mundiais. E fazendo com que eu prefira assistir  a um Tottenham vs Newcastle pelo Campeonato Inglês que assistir a um Flamengo vs Botafogo - que por sinal é o meu time.






quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Sobre o blog e sobre o título

Pra início de conversa, eu comecei esse blog graças ao incentivo dos vlogger Izzy Nobre. Num de seus vídeos, Izzy fez o seguinte questionamento: "O que foi que você fez hoje?". Daí ele desenvolveu seu pensamento, insentivando seus espectadores a começarem um blog ou um vlog, independentemente de quantidade de views.



Então, eu que estava sentado na minha cadeira, tive uma súbita iluminação mental para começar a escrever alguma coisa. Pra mim, escrever amenidades não é novidade, afinal eu já fiz uns textinhos assim no facebook, mas nada muito profundo porque, estando nessa rede social, eu tenho uma noia bizarra de receber 'curtidas' e como eu gosto de coisas que fogem do mainstream, seja no cinema, seja na música, penso que nem visualizações meus textos e/ou links receberiam.Como falei, é uma noia do cacete.

Agora, que falei dessa noia pelo facebook (ponho em minúsculo mesmo, porque é assim que está na página), acabei me lembrando de todas as críticas envolvendo a minha geração. Gritos de 'alienados', 'burros' e 'idiotas', partem de todos os velhinhos e adultos. E eu tenho uma mania, digamos, diferente, que é assistir no YouTube, vídeos de reportagens nos anos 80 e 90. Aí, eu percebi a seguinte máxima: os adultos nunca estarão satisfeitos com a juventude da sociedade. Nunca. O choque de gerações é algo que atravessa os tempos.

Lógico que existem aqueles que 'querem Tchu', aqueles que gostam de funk descerebrado e outros gêneros de péssima qualidade, além de terem mau gosto quanto a roupas e fotos, por exemplo. Mesmo assim, as gerações de jovens mais antigas não fogem disso. Meninas com verdadeiras ovelhas em cima da cabeça - também conhecido como penteado permanente - faziam a festa nos anos 80, ouvindo Menudos cantando 'Não se reprima'.

Por outro lado, uma coisa quanto a nossa geração é certa: o aspecto sexual de nossa geração é muito maior. É só ver quais foram os últimos super hits das rádios: 'Créu', 'Rebolation', 'Ai, se eu te pego!'....Talvez pela perda da ingenuidade da infância, graças ao fácil acesso à pornografia pela Internet.

Nesse aspecto, os adultos até tem razão em nos criticar. O problema é generalizar. Acham que somos todos uns idiotas pervertidos, que não sabemos o que fazer. Acham que somos a geração 'João sem-braço', incapazes de, daqui a algum tempo, tomar as rédeas do mundo.

Enfim, essa foi uma breve reflexão sobre o choque de gerações hoje em dia.

Mas como o título desse post anuncia, explicarei sobre a criação do blog e a origem de seu título. O primeiro já terminei, falta o segundo.

O título 'Miscelânia' sinaliza que eu irei colocar todo o tipo de assunto possível por aqui: de futebol até cinema, passando por política e outras coisas. Tudo isso, porque sou um ávido fã de football, sou um super cinéfilo e bastante interessado em política. Mas é claro, que qualquer reflexão aqui será bem válida. Até a postagem de contos - seguindo o blogueiro e crítico de cinema Pablo Villaça.

E agora alguém deve deve estar se perguntando: e o endereço, de onde surgiu esse 'mjesavina'? Fácil. O endereço 'miscelania.blogspot.com.br' já existia e eu não poderia usá-la. Tentei inúmeras variações a partir daí: 'mmiscelania', 'maumix', mixlania', dentre outras. Todas já usadas. Tentei em inglês, com 'miscelanny'; também vago. Tentei as mesmas variações, e todas estavam vagas. Nesse ponto, fui ao Google Translator e pedi a tradução de 'miscelânia' para o sérvio-croata, a primeira língua que vi, e... encontrei mjesavina. Coloquei nas opções do Blogger e não existia nenhum blog com esse endereço. Agora procurarei um livro de sérvio-croata, porque fiquei bastante curioso.


PS: As postagens serão diárias. E até 11:00, um novo texto estará online.